SERGIO DE MATOS

Minha foto
Vila velha, Espírito Santo, Brazil

PRAIA DE ITAPARICA,VILA VELHA ,ES,BR

PRAIA DE ITAPARICA,VILA VELHA ,ES,BR
ENTARDECER NA PRAIA DE ITAPARICA,VILA VELHA,ES,BR

SERGIO DE MATOS Headline Animator

sexta-feira, 29 de julho de 2011

JURAMENTO É COMPROMISSO COM MUDANÇA











Juramento é compromisso com a mudança

Edição 2073 - Publicado em 26/Fevereiro/2011 - Página B8

Por que o juramento é importante?

Porque evita a “calúnia contra a Lei”. Aceitar o Gohonzon, por si só, não garante que a iluminação será atingida. Mesmo com a prática, se não houver o comprometimento com a mudança, de nada vai adiantar.

Juramento não é promessa

Promessa é condicional. Só é paga depois de recebido o benefício. Juramento é diferente: a pessoa se compromete a fazer algo e cumpre, independentemente do que aconteça.

Juramento e fé

O poder da fé é pré-requisito para cumprir o juramento. Essa fé é fidelizar, harmonizar e comportar-se de acordo com a Lei.

Fé não é crença. Crença é “acreditar no escuro”, sem ter certeza e, simplesmente, esperar por mudanças. Uma oração com fé é alegre, revitaliza e tem resposta rápida. Uma oração baseada na “crença” é “uma austeridade angustiante e sem fim”, difícil e desanimadora. A crença não tem resposta, pois ela deixa de ser uma oração em seu verdadeiro significado.

Só o juramento basta?

Não. Transformar a si próprio é mudar o estado básico de vida para o estado de Buda. Por isso, é necessária uma filosofia compatível com o estado de Buda. Em outras palavras, o juramento tem de ser o mesmo Grande Juramento do Buda, que é dedicar a vida ao Kossen-rufu. Inclui a felicidade do indivíduo e a das demais pessoas, a começar pela que está diante de si. Ao pôr o Grande Juramento em prática, surge o respeito e a confiança nos outros, sem nunca desistir deles nem de si próprio.

O juramento Seigan

Um Mestre do Kossen-rufu é a pessoa que baseia a vida nesse Grande Juramento. O presidente Ikeda é o Mestre que demonstra por meio das ações a nobre forma de viver a seus discípulos. Assumir a decisão do Mestre como causa dos próprios esforços é o juramento Seigan, que rompe com as correntes do carma negativo. O juramento Seigan é capaz de fazer a vida se abrir para a Lei Mística.

A oração da unicidade

É a oração baseada na unicidade de mestre e discípulo que transforma.

As correntes do carma

Uma pessoa presa às correntes do carma vive focada unicamente nos efeitos do presente, originados nas causas do passado. Ela nunca se desenvolve, porque a vida segue um ciclo interminável. Romper tais correntes com o juramento Seigan significa ter em mente que todo instante da vida é uma causa para o futuro.

Confirmando

Juramento Seigan é a firme determinação de fazer que todo instante seja uma causa para o dia de amanhã.

Fonte: Terceira Civilização, edição de dezembro de 2010




__._,_.___

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...