SITUAÇÃO PRECÁRIA NA UNIDADE DE SAÚDE DE COQUEIRAL DE ITAPARICA E NA SAÚDE EM VILA VELHA...MAIS UM RETRATO DA INCOMPETENTE GESTÃO DO PREFEITO NEUCIMAR FRAGA.
07/02 - 12h16
07/02 - 12h16
Pacientes são atendidos em consultórios sem porta em unidade de saúde de Vila Velha
Samanta Nogueira
Rádio CBN Vitória (93,5 FM)
Rádio CBN Vitória (93,5 FM)
Médicos e pacientes se revoltaram com as condições da unidade de saúde de Coqueiral de Itaparica, em Vila Velha, nesta terça-feira (07). Com a reforma do local, o médico ginecologista precisaria atende pacientes em consultório sem porta. O local está em obras há 10 dias, segundo a prefeitura, mas o atendimento à população não foi transferido para outra unidade. O protesto no interior da unidade reuniu mais de 100 pessoas.
De acordo com o ginecologista José Mota, o atendimento está sendo feito em meio a poeira e em consultórios sem porta. "É um desrespeito aos médicos, aos funcionários e à população. Nós estamos atendendo em consultórios sem porta, cheios de poeira, sem água e sob ameaça de ponto cortado. Você deixaria te examinar com a porta aberta? Nós precisamos da reforma da unidade, mas não dá para fazer simultaneamente a reforma e o atendimento", disse.
Leia mais notícias no minuto a minuto
Segundo o clínico geral Silvernoque José dos Santos, a situação ficou insustentável neste início de semana. O médico informou que eles estavam trabalhando com barulho e poeira, porém o problema foi agravado com a falta de portas nos consultórios. "Esse movimento não é só nosso, dos médicos, é também dos pacientes. Tanto é que todos os médicos estão aqui para trabalhar. Só que não tem como atender na unidade."
Diversas pessoas, que foram buscar atendimento na manhã desta terça na unidade, apoiaram a reclamação dos médicos. O advogado Elias Barros, 79 anos, considerou inadmissível o atendimento que a população está recebendo durante o período de obras. "Os médicos tem toda a razão de não querer atender porque não tem um local próprio para receber os pacientes. Não é admissível o tratamento que não estão nos dando no posto."
Leia mais reportagens da Rádio CBN
O coordenador da atenção primária à Saúde de Vila Velha, Raphael Nunes, informou que já estava previsto que durante a fase mais intensa das obras, a partir de 17 de fevereiro, o atendimento seria transferido para o Centro de Atenção Secundária (Cemas) Mais Saúde, na Praia da Costa.
Com a reivindicação dos médicos e pacientes, as obras serão paralisadas durante o dia e ocorrerão somente à noite e nos finais de semana até o carnaval. "Após o carnaval, os médicos serão transferidos para o Cemas e a obra será retomada durante o dia para acelerá-la e não causar transtornos à comunidade", explicou Raphael.
O Cemas será transferido para a estrutura da Secretaria Municipal de Saúde no dia 17 deste mês e o prédio atual na Praia da Costa ficará vago. Por isso, o atendimento da unidade de saúde de Coqueiral de Itaparica poderá ser completamente realocado para o local. Cerca de 160 pessoas são atendidas diariamente no posto. O prazo para finalização da obra é de 75 dias contados do início da obra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário