SERGIO DE MATOS

Minha foto
Vila velha, Espírito Santo, Brazil

PRAIA DE ITAPARICA,VILA VELHA ,ES,BR

PRAIA DE ITAPARICA,VILA VELHA ,ES,BR
ENTARDECER NA PRAIA DE ITAPARICA,VILA VELHA,ES,BR

SERGIO DE MATOS Headline Animator

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Governo sonega informações à pesquisa que deseja revelar a máfia do nióbio em novela da Record


SEXTA-FEIRA, 13 DE JULHO DE 2012


Governo sonega informações à pesquisa que deseja revelar a máfia do nióbio em novela da Record

Edição do Alerta Total - www.alertatotal.net 
Leia também o site Fique Alerta – www.fiquealerta.net  
Por Jorge Serrão


Exclusivo - O mafioso de comercialização do nióbio, que redunda em perdas anuais estimadas de US$ 100 bilhões ao Brasil, pode virar assunto da novela “Máscaras”, da Rede Record. O escritor Lauro César Muniz, que cuida da trama, deseja colocar o polêmico e pouco conhecido assunto na ficção. O novelista tem tudo para sofrer retaliações por mexer no vespeiro do nióbio, tentando popularizar um tema conhecido por poucos brasileiros.

O governo já boicota oficialmente o assunto que é um tabu econômico. Existe até o risco de alguém ligado à presidenta Dilma Rousseff procurar a direção da Record ou da Igreja Universal do Reino de Deus, para “aconselhar” que o assunto não entre na trama da novela. O primeiro sinal disso é que o Departamento Nacional de Pesquisas Minerais, órgão do governo que guarda e sonega todas as informações sobre nióbio, se recusa a falar com a produção da emissora.

Carolina Agabiti, que faz produção para filmes e telenovelas, realiza uma pesquisa sobre o explosivo tema, cujas informações servirão para alimentar a trama da novela "Máscaras", da Rede Record. Segundo a pesquisadora, “a novela tem um enredo policial que prima por um enfoque realista. Por isso aprofundamos as pesquisas ao máximo porque queremos que as histórias tenham verdade”. Carolina fez uma pesquisa vasta pela internet, leu artigos científicos, e conversou com geólogos. “Tentei entrar em contato com o pessoal do DNPM (que não quis falar comigo)”.

A pesquisadora faz contato com especialistas em Nióbio. Já procurou o engenheiro Ronaldo Schlichting. Pretende falar também com o Almirante Roberto Gama e Silva. Se quiser aprofundar a pesquisa, pode ouvir também o economista Adriano Benayon do Amaral e o advogado Antônio Ribas Paiva. Todos explicam, didaticamente, como funciona o esquema de subfaturamento da exportação do nióbio promovido por transnacionais comandadas a partir da City de Londres, bolsa que dita as cotações mundiais do minério.

O Nióbio é estratégico por vários motivos. O Brasil detém 98% das reservas mundiais e a exploração do raro mineral está associada a terras raras, urânio e tório – matéria-prima fundamental para a indústria de ponta. Os chamados óxidos de terras-raras compreendem um grupo de 17 elementos químicos, utilizados principalmente em aplicações de alta tecnologia. O mercado mundial é atualmente controlado pela China, responsável por mais de 90% do fornecimento mundial. Mas os chineses, espertamente, restringem a exportação dos minerais de alto valor agregado.

Se “novela do nióbio” for mesmo para a telinha da televisão, sem censura, os brasileiros começarão a desvendar mais um mecanismo oculto de como a Oligarquia Financeira Transnacional atua para nos explorar e manter nosso País permanentemente na miséria.

Novidades em Araxá

Uma pesquisa independente, encomendada pela MbAC Fertilizantes, confirmaram a existência de altos teores de terras-raras, nióbio e fosfatos em Araxá – Minas Gerais.

Verificou-se a existência no local de 6,34 milhões de toneladas de minérios, com 5,01% de óxidos totais de terras-raras, 8,40% de P2O5, matéria-prima para fertilizantes, e 1,02% de Nb2O5, o óxido de nióbio.

Os recursos inferidos são de 21,94 milhões de toneladas, com 3,99% de óxidos de terras-raras totais, 7,86% de P2O5 e 0,64% de Nb2O5.

Os óxidos pesados de terras-raras (HREO), somados ao óxido de ítrio (Y2O3), representam 2,48% dos óxidos de terras raras totais.

Exploração programada

A MbAC Fertilizantes, que tem a propriedade total do projeto na área de 214 hectares, vai instalar uma planta-piloto no local.

"Os resultados confirmaram nossas expectativas de que a jazida de Araxá tem uma base significativa de recursos de óxidos de terras-raras com altos teores, quando comparada a outros depósitos no mundo".

A avaliação é do CEO e vice chairman da MbAC Fertilizantes, Antenor Silva, que discute “acordos com terceiros” para a exploração comercial de tamanha riqueza.

Te cuida, Eike

O famoso bilionário, que vem amargando perdas no valor de mercado de suas empresas, deve ficar cada vez mais esperto com a concorrência – que pode até destroná-lo.

O BTG Pactual, de André Esteves, e a AGN Participações, de Roger Agnelli, acabam de criar a B&A Mineração, que começa a operar daqui a dois meses.

Criada para atuar no ramo de mineração no Brasil, no restante da América Latina e na África, a empresa terá braços de logística e de bioenergia – com atuação bem semelhante ao sistema de Eike Batista.

Poder Parelelo ao Fardado

Militares estão alarmados com o que o Padre Paulo Ricardo tem dito em suas pregações via internet.

O religioso revela, abertamente, como funciona o poder paralelo que existe dentro das FFAA:

http://padrepauloricardo.org/episodios/o-poder-paralelo-dentro-da-igreja

Quem procura acha

Quem perde o poder no Brasil dificilmente fica desamparado de grana.

O ex-senador Demóstenes Torres, que teve o mandato cassado, voltará a atuar no Ministério Público de Goiás.

Ontem, protocolou um comunicado de exercício, documento com o qual ele reassumiu as funções de procurador de Justiça, fazendo jus a um salário que beira os R$ 20 mil.

Vai dar em nada...

As suspeitas de irregularidades na compra do Banco Votorantim pelo Banco do Brasil podem ser investigadas.

Pelo menos o presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire (SP), protocolou ontem um pedido para que a Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara e o Tribunal de Contas da União investiguem a operação.

Nem a Velhinha de Taubaté acredita que a apuração vá dar am alguma coisa...

Brasil bom de copo

A tal da estagnação econômica, que já começa a preocupar o governo Dilma, parece não afetar a classe alta boa de copo.

Antes mesmo do lançamento nos Estados Unidos e na Europa, a centenária Johnnie Walker, que há 20 anos não lançava uma marca de uísque, deixou ontem os brasileiros provarem de seus dois novos rótulos Premium, o Gold Label Reserve e o Platinum, que só chegam ao mercado em setembro.

"O Brasil já é o maior mercado de Red Label no mundo”.

Palavras de Otto Von Sothen, presidente nacional da Diageo, que comercializa a marca por aqui.

Barrada no baile

O governador petista do Rio Grande do Sul atrapalha a carreira política de sua radical filha.

A juíza da 161ª Zona Eleitoral de Porto Alegre, Elisa Corrêa, acolheu pedido liminar do Ministério Público Eleitoral que solicitava a proibição da candidatura de Luciana Genro a vereadora da capital gaúcha pelo PSOL.

Para piorar, a moça fica impedida de participar da campanha eleitoral, por ser filha de quem é...

Novidades poéticas

Confiram as novas poesias no site do escritor Wanderlino Teixeira Leite Netto.

Na página principal, http://www.wanderlino.teixeira.nom.br/, acesse “Clique e leia poemas de Vide versos – edição esgotada”, livro publicado em 1986.

Após a leitura do primeiro poema, para prosseguir clique em “próximo” (canto direito, baixo) e se aprofunde no belo trabalho deste poeta fluminense (redundância, já que o cabra de Niterói torce pelo Tricolor das Laranjeiras).

Choronas de graça in Sampa

No próximo domingo, às 11h, o Clássicos em Cena leva à Praça Victor Civita (Pinheiros, ZO de São Paulo) o Grupo Choronas.

Formado por quatro musicistas, o grupo encanta e comove com apresentações dos mais diversos ritmos da música brasileira: choro, baião, maxixe e samba. Isso, misturando obras tradicionais com recentes, algumas consagradas e outras que são verdadeiras pérolas menos conhecidas do nosso cancioneiro.

O concerto contará com comentários do Maestro Parcival Módolo, que toca o projeto há 12 anos, e que domingo contará com a ajuda as choronas Gabriela Machado (flauta transversal), Ana Cláudia Cesar (cavaquinho), Paola Picherzky (violão de 7 cordas) e Roseli Câmara (Percussão).

Quem será o próximo?

Aos 53 anos bem vividos, a famosa Gretchen terminou seu casamento com o pecuarista Tulio Sotto Mayor, de 35 anos.

Foi o décimo sexto casamento da cantora.

Número para matar de inveja muito político que pratica o troca-troca partidário no Brasil...

Sexta-feira 13, dia de ir ao centro...

A Confraria do Garoto celebra sua data magna (sexta-feira (13)), na avenida 13 de maio, no centro do Rio de Janeiro, em frente ao número 13, às 13h.

Sob comando de Nelson Couto, o Xerife, vai distribuir folhas de arruda-macho para espantar o olho grande alheio.

Como o Rio de Janeiro é a única cidade no mundo que comemora a sortuda data, a Confraria aproveita para coroar a Miss sexta-feira 13, ao som de Cidade Maravilhosa.

Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog e podcast Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.


O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.


A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.


© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de sexta-feira 13 de Julho de 2012.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...