SERGIO DE MATOS

Minha foto
Vila velha, Espírito Santo, Brazil

PRAIA DE ITAPARICA,VILA VELHA ,ES,BR

PRAIA DE ITAPARICA,VILA VELHA ,ES,BR
ENTARDECER NA PRAIA DE ITAPARICA,VILA VELHA,ES,BR

SERGIO DE MATOS Headline Animator

terça-feira, 19 de junho de 2012

BUDISMO


budismo

O Budismo Nitiren praticado na SGI é a fonte da transformação e da revolução humana. Abaixo, algumas perguntas básicas
, por Redação
O Budismo Nitiren é totalmente assimilado quando é praticado. A fé, a prática e o estudo surgem, se completam e caminham em paralelo.

1. Como iniciou o Budismo?

O budismo foi fundado na Índia há aproximadamente 2.500 anos por Siddharta Gautama ou Sakyamuni. A felicidade da humanidade era o principal objetivo de Sakyamuni. Seu maior desejo era mostrar o caminho da iluminação a todas as pessoas. Ao conseguir respostas para a mais difíceis perguntas da existência humana, tornou-se o BUDA (o iluminado).
Mas o buda iluminou-se para qual verdade? De que todos os seres humanos também são budas e possuem o potencial para a iluminação. Ele passou a ensinar os caminhos dessa verdade universal. Seu ensinamento é o budismo e alastrou-se pelo mundo todo. Hoje, várias vertentes são praticadas por milhões de seguidores. No Brasil, tem mais de 150 mil associados praticando na BSGI (Associação Brasil SGI, www.bsgi.org.br). Saiba mais


2. Qual a oração do Budismo Nitiren?

No Budismo Nitiren a prática é feita por meio da recitação concentrada do Nam-myoho-rengue-kyodiante de um oratório no qual está consagrado o Gohonzon, um pergaminho com a escrita essencial do Buda Nitiren. 
A recitação do Nam-myoho-rengue-kyo faz brotar abundante energia vital, sabedoria e coragem. Esses são os ingredientes fundamentais para uma vida plenamente realizada. Não há limite. RECITE DAIMOKU O MÁXIMO QUE PUDER.

3. O que é Gongyo?

É a cerimônia diária de um praticante do Budismo Nitiren. É feito de manhã e à noite e consiste na recitação dos capítulos Hoben (Meios) e o trecho Jiguague do capítulo Juryo (Revelação da Vida Eterna do Buda). É realizado na parte da manhã com o objetivo de decidir as vitórias que serão alcançadas ao longo do dia e a noite em agradecimento. A oração não se encerra em si mesma, ela continua nas ações, como por exemplo, na disposição de realizar o Chakubuku (despertar em si e nos demais o estado de Buda por meio do compartilhar do budismo). Saiba mais

4. O que é unicidade de mestre e discípulo? 

A UNICIDADE de mestre e discípulo é a essência do Budismo Nitiren. Na prática, seguir o caminho de mestre e discípulo é ter como base o mesmo grande desejo de Nitiren Daishonin de PROPAGAR o Budismo, levar a felicidade ao maior número de pessoas. É a unicidade ao Mestre que garante uma rota correta ao longo da prática budista. O Mestre pratica corretamente e ensina corretamente o caminho do estado de Buda. Saiba mais sobre Daisaku Ikeda

5. O que é BSGI?

A BSGI é uma organização composta por cerca de 150 mil associados e focada em desenvolver atividades da SGI (Soka Gakkai Internacional). O objetivo maior da BSGI é que seus integrantes protejam, pratiquem e propaguem corretamente o Budismo Nitiren e os ideais humanistas do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda. Os associados da BSGI são ativos em vários campos da sociedade porque o Budismo estimula a convivência harmoniosa familiar e social bem como a atuação para a melhoria da sociedade.

6. O que é EBS?

É a Editora Brasil Seikyo, empresa responsável por editar e publicar em português os conteúdos da BSGI, da SGI e os textos, ensaios, poesias e discursos do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda. Sua sede está localizada em São Paulo à Rua Tamandaré, 1040.

7. O que é Chakubuku?

Chakubuku, segundo o presidente Ikeda, é “a prática de profundo respeito pela própria natureza de Buda e a dos outros”. É o ato de compartilhar o budismo com as pessoas. O Chakubuku acontece por meio das ações de alguém que despertou para a verdade de que ela própria é um buda. Esse ato faz a pessoa conduzir os outros a manifestar a mesma condição.
O benefício de fazer Chakubuku é infinito. Ao propagar, os discípulos agem como um buda, conforme o desejo do Buda. E desfrutam dos benefícios do estado de Buda. O ato espontâneo de propagar é fonte de boa sorte, é uma ação desafiadora que exige concentração, esforço, oração. Tudo isso até o ponto de romper as próprias tendências negativas. Ao propagar, é o apresentador quem primeiro eleva o próprio estado de vida. E, naturalmente, coloca-se numa sintonia de felicidade.

8. Quais são as Publicações do Budismo Nitiren?

O jornal Brasil Seikyo, as revistas Terceira Civilização e Revista Dez e os livros, publicações da Editora Brasil Seikyo , são instrumentos para aprimorar a unicidade entre mestre e discípulo.
A publicação é uma ferramenta essencial para a prática budista na atualidade, razão pela qual o presidente Ikeda afirma: “Em todos os lugares onde os órgãos de imprensa da Soka Gakkai são procurados e amados, pode-se ver o progresso e a expansão da organização, e se promete um futuro tão firme quanto uma rocha”.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...