SERGIO DE MATOS

Minha foto
Vila velha, Espírito Santo, Brazil

PRAIA DE ITAPARICA,VILA VELHA ,ES,BR

PRAIA DE ITAPARICA,VILA VELHA ,ES,BR
ENTARDECER NA PRAIA DE ITAPARICA,VILA VELHA,ES,BR

SERGIO DE MATOS Headline Animator

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Shigella


Shigella 
Shigella é um germe que causa uma doença intestinal infecciosa (chamada “shigelose” ou “disenteria”).
Essadoença pode ser tratada, e a maioria das pessoas melhora rapidamente.
A diarréia intensa pode causar desidratação, um quadro perigoso para crianças pequenas, pessoas idosas e doentes crônicos. Em raros casos, o germe pode causar problemas em outras partes do corpo.

Quais são os sintomas?

Os sintomas mais comuns são diarréia, febre, náuseas, vômitos, cólicas abdominais e necessidade de fazer forçapara evacuar.
As fezes podem conter sangue, muco ou pus. Embora seja raro, crianças pequenas acometidas peladoença podem ter convulsões.
Os sintomas podem demorar até uma semana para surgir, mas na maior parte das vezes começam de dois a quatro dias após a ingestão dos germes; geralmente os sintomas duram vários dias, mas podem permanecer por semanas.

Todas as pessoas infectadas ficam doentes?

Não. Algumas só apresentam sintomas brandos e outras nem sequer adoecem. Mas elas ainda eliminam os germes pelas fezes e, se não tiverem cuidado, poderão contaminar outras pessoas.

Como a Shigella é transmitida?

Para causar infecção, os germes precisam ser ingeridos.
Geralmente eles são transmitidos quando as pessoas não lavam as mãos com água e sabão após ir ao banheiro ou trocar fraldas.
Quem tem os germes nas mãos pode se infectar ao comer, fumar ou levar a mão à boca. Pode também passar os germes para qualquer pessoa ou objeto que tocar, até mesmo para alimentos que, se não forem bem cozidos, poderão transmitir a doença.
Em raros casos, os germes Shigella também podem ser transmitidos em lagos e em piscinas com quantidade insuficiente de cloro.
Quando alguém com diarréia banha-se ou nada na piscina ou no lago, os germes podemsobreviver na água e infectar outras pessoas que engolirem esta água ou apenas molharem os lábios com a água.

A Shigella pode ser transmitida por animais?

Não.
Animais domésticos comuns, animais de fazenda e animais silvestres não transmitem esses germes; apenas seres humanos e macacos podem transmiti-los.

Como posso ter certeza que tenho Shigella?

Seu médico, enfermeiro ou centro de saúde precisa enviar uma amostra das suas fezes ou de um swab retal (material coletado por via retal da porção final do intestino) a um laboratório.
O laboratório então faz uma cultura dos germes e realiza testes para verificar se há Shigella na amostra.
Leva alguns dias para os germes crescerem na cultura em número suficiente para que o laboratório possa executar os testes.

Como a doença é tratada?

A shigelose é tratada com antibióticos.
Se você acha que pode estar com essa doença, procure seu médico ou centro de saúde o mais rápido possível.
Pessoas com diarréias ou vômitos precisam ingerir bastante líquido.

Como você pode evitar a shigelose?

As duas coisas mais importantes a lembrar são que a Shigella só pode causar doença se você ingeri-la e que sabão mata o germe.
Siga as dicas a seguir; se você fizer delas um hábito, poderá evitar a shigelose – bem como outras doenças:
Lave sempre muito bem as mãos com água e sabão antes de comer ou tocar nos alimentos e depois de ir aobanheiro ou trocar fraldas.
Se estiver cuidando de alguém com diarréia, esfregue as mãos com bastante água e sabão depois de limpar o banheiro, ajudar a pessoa a usar o banheiro ou após trocar fraldas, roupas ou lençóis sujos.
Não compartilhe alimentos, bebidas, talheres nem canudinhos.
Caso seu filho freqüente uma creche (day care) e esteja com diarréia, avise os funcionários da creche paraque possam tomar todos os cuidados necessários para que os germes não sejam transmitidos a outras crianças.
Não deixe ninguém com diarréia usar uma piscina ou nadar num lago enquanto estiver doente. Sejaextremamente cuidadoso com crianças pequenas, mesmo que elas usem fraldas. Se você ou seu filho tiver diarréia persistente (com ou sem febre), ou se a diarréia for muito forte, telefone para seu médico ou para o centro de saúde e peça aconselhamento.

Existem normas de saúde para pessoas com shigelose?

Sim.
Como a shigelose é uma doença que pode ser facilmente transmitida para outras pessoas, os profissionais da saúde são obrigados por lei a relatar os casos da doença à secretaria local da saúde. Para proteger a população, os funcionários de empresas do ramo alimentício que contraírem shigelose devemficar afastados do trabalho até que não tenham mais diarréia e os exames de laboratório realizados com duas amostras diferentes de fezes comprovem a ausência de Shigella.
Funcionários de empresas do ramoalimentício que estiverem com diarréia e que moram com alguém infectado com shigelose também deverão comprovar que suas fezes não apresentam Shigella. Empresas do ramo alimentício incluem restaurantes, lanchonetes, cozinhas hospitalares, supermercados, fábricas de laticínios e de processamento de alimentos. Essa lei também se aplica a funcionários de escolas, programas domiciliares, creches (day care) e clínicas que fornecem alimentação, tratamento bucal ou administram medicamentos a clientes ou pacientes.
Fonte: www.mass.gov

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...