"RODO comerciantes do mar": é o apelido de companhias de navegação foram agraciado com os pilotos que guiam os navios em portos brasileiros. Suas taxas legais de monopólio e não regulamentada colocá-los entre os mais ricos do país: 150.000 reais (73.500 dólares americanos) por mês, estima associação dos armadores. Não custa o dobro da média da OCDE para importar um contentor para o Brasil, diz o Banco Mundial e, desde que exclui subornos e taxas para intermediários, o número real é certamente maior. Falta de manutenção e investimento adicionar à miséria.
O governo do Brasil despertou para a necessidade urgente de melhorar a infraestrutura do país. Ele está leiloando concessões ferroviárias estrada e aeroporto. No mês passado, acrescentou à lista de portas, prometendo gastar 54.000 milhões de reais para expandir e dragar portos públicos e melhorar o acesso landside ao longo dos próximos cinco anos.
Contratos de operação de terminais portuários que expiraram serão objecto de concurso, em vez de rolou. Contratos vai para quem pode enviar o maior volume no menor preço.Portos privados será capaz de competir com as públicas (apenas as empresas com carga suficiente para merecer uma porta dedicada pode construir seus próprios portos agora). O governo quer suavizar monopólio dos pilotos por formação mais deles.




Corrigindo as portas importa se o Brasil é impulsionar o crescimento anêmico. A agricultura é um dos poucos bits da economia ainda está fazendo bem. Mas altos custos de transporte para as exportações dos agricultores estão a corroer seus lucros.
Infra-estrutura brasileira planos muitas vezes não conseguem sair do papel. Dos 102 projetos orçados em 2010 para o 2014 da Copa do Mundo de futebol, o trabalho em 19 ainda tem que começar. A Confederação Nacional do Transporte (CNT) aponta que 54 bilhões de reais é de 17 vezes o investimento federal em portos ao longo da década passada. Rápida expansão tal estirpe capacidade gerencial do governo.
O setor privado é suposto fazer as coisas em movimento. Mas alguns dos titulares que terão de renascer para os seus contratos estão ameaçando processar. O governo de esquerda é um convertido tarde e relutantes em privatização. Depois de vender participações de 51% em três aeroportos em fevereiro passado, ele ficou com medo e passou o resto do ano sondando operadores estrangeiros para ver se algum iria considerar licitação para ações minoritárias na próxima rodada de leilões. Somente quando ele não encontrou compradores fez decidir continuar a vender o controle acionário.
Um recente estudo da Booz & Company, uma empresa de consultoria, com destaque para a baixa produtividade, a incerteza regulatória e uma estrutura de gestão confuso como grandes barreiras para melhorar portos brasileiros. A CNT afirma que seus membros se queixam tanto sobre tarifas, burocracia e custos trabalhistas como sobre infra-estrutura.Em uma pesquisa de 2010 de cientistas brasileiros, três quartos tinham visto os materiais de pesquisa apreendidos pela alfândega. Uma empresa de remoções adverte pretensos clientes: "As conseqüências de um carregamento que chegam no Brasil com documentação incompleta ou imprecisa são muito terrível de se contemplar." Isso não pode mudar em breve.