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sábado, 30 de maio de 2015

DILMA E SEU JEITINHO ESTÚPIDO DE SER

Problema de liquidez do Brasil 

é exposto em 10 horas de 

gritaria da presidente

Durante uma maratona de discussões,

 Dilma rasgou proposta, 

mostrando seu famoso temperamento explosivo

(SÃO PAULO) -
 No início de uma manhã de sábado,
 no mês passado, os principais assessores
 da presidente Dilma Rousseff se reuniram em sua residência oficial,
 na capital brasileira, levando consigo os esboços de um plano
de infraestrutura de US$ 35 bilhões.
Quando saíram, era noite. Durante a maratona de discussões-
- cerca de 10 horas, no total --,
Dilma rasgou a proposta, mostrando
 seu famoso temperamento explosivo
, e ordenou que os membros do gabinete descartassem
projetos que ela tachou de inviáveis antes de voltarem
a se reunir com ela, segundo dois funcionários
com conhecimento sobre as discussões.
 A divulgação do plano, originalmente programada
 para este mês, foi adiada para 9 de junho.
Aquela reunião tensa e o atraso causado ressaltam
o quanto Dilma aposta nesse pacote.
Após anos lançando iniciativas em infraestrutura
 que tiveram apenas resultados contrastantes, a presidente,
 em dificuldades, precisa que este seja um sucesso
para consertar as estradas problemáticas do Brasil,
 impulsionar uma economia vacilante e levantar
sua popularidade após uma baixa recorde.
Contudo, os cortes no orçamento que o seu governo
está buscando simultaneamente --
como parte de um esforço para manter os ratings
 de grau de investimento do país --
 estão trabalhando contra o plano, tirando uma parte das garantias
e do financiamento do governo, muito necessários.
 Além disso, várias das maiores empresas construtoras do país,
principais candidatas a apresentarem propostas
para concessões de estradas e ferrovias, foram envolvidas
no mesmo escândalo de corrupção que colocou muitos brasileiros
 contra a presidente de 67 anos.
“Você não pode lançar um plano amplo em um momento
 de corte no orçamento”, disse Bernardo Figueiredo,
consultor de logística em Brasília que trabalhou
como presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL),
 que é estatal, durante o primeiro mandato de Dilma.
 “Se você não coloca dinheiro do governo,
 não consegue construir ferrovias”.
Ferrovias velhas
Essas limitações financeiras estão evidentes no rascunho
da proposta que circula entre os membros do governo.
A maioria dos projetos que serão anunciados no mês que
vem se destinará a modernizar as estradas e ferrovias existentes,
 um empreendimento que demanda menos capital do que novas construções,
 segundo um dos dois funcionários consultados.
Ambos pediram anonimato porque não estavam autorizados
a falar publicamente sobre o assunto.
A única nova ferrovia pronta para ser licitada para
 operação neste ano é um trecho de 1.350 quilômetros
da Ferrovia Norte-Sul, na região central do Brasil,
 segundo um terceiro funcionário envolvido
no desenvolvimento da proposta.
As assessorias de imprensa da presidente
e do Ministério do Planejamento preferiram
não comentar o plano de infraestrutura.
Dinheiro da China
Uma das maiores esperanças para o programa de infraestrutura
 de Dilma veio com a visita, na semana passada, do premiê chinês Li Keqiang,
 que ofereceu investimentos de US$ 53 bilhões,
incluindo uma ferrovia ligando a Costa Atlântica à Costa do Pacífico
, passando pelo vizinho Peru. Contudo,
como os estudos de viabilidade ainda não estão em andamento,
 os resultados podem tardar anos.
Não são poucos os críticos que duvidam da capacidade de Dilma
de implementar com sucesso o novo plano
 após sua divulgação no mês que vem
. Roberto Piscitelli, professor de Finanças
 da Universidade de Brasília
, fala em nome deles ao dizer
“não tenhamos nenhuma ilusão”
 a respeito do programa.
 É muito pouco provável que ele gere
 um estímulo significativo para a maior economia da América Latina,
 disse ele.
“Temos enormes problemas com planejamentos a longo prazo”,
 disse Piscitelli.

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