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sexta-feira, 17 de julho de 2015

SABEDORIA BUDISTA,,SOBRE O RENASCIMENTO, POR DAISAKU IKEDA


Sobre o renascimento
Por Daisaku Ikeda
O moderna ciência médica considera a fertilização de um óvulo
por um espermatozóide como um único pré-requisito necessário
 para se gerar uma nova vida, mas o conceito budista adiciona um outro requerimento
: a presença de uma vida intermediária.
De acordo como o Budismo, todas as relações causais envolvem
 quatro elementos que são interrelacionados:
 causa interna,
 causa externa
, efeito latente e efeito manifesto.
Assim, é necessário definir estes quatro
 aspectos com respeito ao renascimento.
A causa interna é a capacidade inerente da vida
em produzir um efeito semelhante.
Por exemplo, um semente de maçã tem
 a capacidade inerente de gerar uma macieira.
 Logo, esta causa inerente –
a informação genética da macieira –
 contém, simultaneamente um efeito latente,
 a macieira em potencial.
As causas externas são os estímulos provindos do meio ambiente
que auxiliam a causa interna na produção dos seus efeitos manifestos.
 Apesar disto, as causas externas não englobam o ambiente como um todo
, somente certas partes que relacionam um determinado
 ser com o seu mundo exterior.
Mas continuando com o exemplo da semente de maçã
e a macieira, as causas externas são o solo, água,
 luz solar e todos os outros ítens necessários para
que esta semente se desenvolva em uma árvore.
 Esta combinação - de causas internas e externas -
se faz necessária, caso qualquer efeito manifesto ocorrer.
 No exemplo, o nascimento de uma macieira.
A medicina moderna sugere que os detalhes precisos
de uma seleção de códigos genéticos contidos nos cromossomos
 é uma questão determinada pelo acaso,
mas de acordo com a visão budista estes aspectos
 são determinados pelo carma individual.
É a causa interna – no caso,
 o carma armazenado na consciência alaya e conduzido até a próxima existência –
 que determina o fato de cada ser humano ser único.
As diferenças de caráter entre irmãos – mesmo gêmeos idênticos –
 são interpretadas como o resultado de que cada pessoa possui um carma diferenciado.
 Por esta razão, a causa interna para se gerar uma vida é o
 carma possuído pela própria vida numa existência intermediária
, embora a causa externa seja a informação genética existente
 no espermatozóide do pai e no óvulo da mãe. Somente quando
 estes dois fatores se coincidem é que pode haver a geração de uma nova vida.
Após a morte de um ser, este se funde com a vida ainda maior,
que é o próprio Universo, na condição de não-substancialidade (ku).
Contudo, a consciência-alaya - na qual armazena todo o carma deste ser
– continua a existir. Quando a causa externa –
a informação genética provenientes de ambos os genitores –
 se encaixar exatamente com a causa interna armazenada na consciência-alaya, a vida
– como uma existência temporária, pode se manifestar neste mundo,
 em forma do nascimento de um novo ser. Este fenômeno
 pode ocorrer independentemente da localização dos pais,
 pois a vida no estado de não-substancialidade transcende o espaço físico-temporal.
 Para traçarmos um paralelo com algumas idéias da moderna biologia e psicologia,
 podemos dizer que no momento da concepção de um feto,
a causa interna e o efeito latente armazenado na consciência-alaya de uma vida
- no estado intermediário - se manifestam, como resultado da força ativa
 do genes provindos dos pais.
Nichiren Daishonin escreveu a respeito das pessoas que atingem
 o estado de Buda durante uma vida prévia (manifestam a natureza do Buda
e compreendem a unicidade de suas próprias vida com o universo)
 e renascem neste mundo:
"Há aquele que verdadeiramente aprecia e desperta para a verdade (da vida)
, e age de acordo com o desejo de todos os Budas, de todas as épocas.
 Este irá receber a proteção de duas entidades, dois deuses celestiais
 e das dez deusas, e sem nenhum impedimento atingirá
o renascimento na suprema Terra da Tranquila Luz.
 Em alguns instantes ele retornará ao campo dos sonhos
 na qual ele irá repetir o ciclo de nascimento e morte dos Nove Mundos.
 Seu corpo (da Lei) engloba as terras nas dez direções
 e sua mente permeia a mente de todos os seres.
 Ele se levanta de forma vigorosa movido por iniciativa própria
e é estimulado pelos fenômenos externos, combinando ambos
 (para conduzir as pessoas à iluminação).
Assim, harmonizando as causas internas e externas
 ele se utiliza de seu infinito poder de compaixão com
o objetivo de beneficiar todos os seres vivos".
 (As Escrituras de Nichiren Daishonin – Gosho Zenshu, pág. 574)
Nesta passagem, Daishonin revela sua visão sobre a natureza real da vida e da morte
. Se atingirmos o estado de Buda nesta existência e passarmos atravé
s do estágio da morte no mais elevado estado de espírito
, seremos capazes de atingir um estado de vida correspondente
 a frase "a suprema Terra da Tranquila Luz".
 Deveremos rapidamente renascer neste mundo para
 que possamos compartilhar nossa sabedoria com os outros,
 levando-os à iluminação. Assim, através destas ações,
 iremos afetar no plano físico e espiritual todos os seres vivos.
 Logo, uma pessoa que atinge o estado de Buda
está continuamente renascendo neste mundo para
ajudar outras pessoas a se tornarem Budas.
Nichiren Daishonin ensina que, a pessoa capaz de escapar
do círculo vicioso do nascimento e morte nos Seis Caminhos
 (Inferno, Fome, Animalidade, Ira, Tranquilidade, Alegria),
 irá simultaneamente começar o trabalho de um Bodhisattva
 em levar outras pessoas à iluminação, no processo contínuo
de inumeráveis ciclos de nascimento e morte.
Desta forma, para um bodhisattva,
o nascimento e a morte são causas para a iluminação
, não um sofrimento, e estes são os meios pelos
quais o bodhisattva trabalha em prol de outros.
Bibliografia
Unlocking the Mysteries of Birth and Death:
 Buddhism in the Contemporary World
Daisaku Ikeda
Editora Macdonalds, 1988.

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