SERGIO DE MATOS

Minha foto
Vila velha, Espírito Santo, Brazil

PRAIA DE ITAPARICA,VILA VELHA ,ES,BR

PRAIA DE ITAPARICA,VILA VELHA ,ES,BR
ENTARDECER NA PRAIA DE ITAPARICA,VILA VELHA,ES,BR

SERGIO DE MATOS Headline Animator

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

..O desgoverno do petismo faz industrias fecharem vejam aqui...Empresa fecha as portas e deixa trabalhadores sem salários 01 de Setembro de 2014 às 20:02 por Leone Oliveira (leone@eshoje.com.br)

Empresa fecha as portas e deixa trabalhadores sem salários


Devido à falta de pagamento, funcionários da empresa metalúrgica, Inbrac S/A Condutores Elétricos, 
com sede no pólo industrial Civit I, 
na Serra, têm atravessado sérios problemas financeiros.
 Em julho, a empresa decretou falência e não paga salários aos funcionários há cinco meses. Agora, trabalhadores, sindicato e empresa travam uma batalha judicial.

Enquanto a disputa se arrasta na Justiça, alguns funcionários passam por dificuldades financeiras, tendo que receber a ajuda de amigos e outros familiares, uma vez que a empresa, até o momento, não deu baixa nas carteiras de trabalho, o que os impede de buscar um novo posto de trabalho.

Além disso, os trabalhadores convivem com a falta de informações. 
Em 28 de julho deste ano, foi publicado o edital de falência da Inbrac. No documento, a empresa se diz devedora do montante de alegando ser credora da requerida na importância de R$ 15.246.447,86. 
No entanto, a empresa não avisou oficialmente seus funcionários.
 “Em momento nenhum, a empresa chamou o pessoal para negociar”, disse Marcos Trindade, que trabalha na metalúrgica há quase 20 anos e é diretor do Sindicato dos Metalúrgicos (Sindimetal-ES).

“O que a gente está sabendo é o que vimos na internet”,
 contou o encarregado de produção, Walmir Mangabeira, que há 23 anos trabalha na Inbrac e disse que durante esse tempo nunca passou por essa situação de atraso de salários. 
Pelo que ficou sabendo, Mangabeira acredita que a condenação da empresa em um processo por sonegação de impostos trabalhistas e do Governo abalou financeiramente a Inbrac.

Segundo Trindade, boa parte do quadro de funcionários da empresa é formada por trabalhadores com bastante tempo de casa.
 Os mais novos têm, em média, cinco anos de empresa.
 Por essa razão, O diretor do Sindimetal classifica a atitude da empresa como falta de respeito com seus empregados.

Trabalhadores entram na Justiça contra empresa
Cansados de esperar por posição da Inbrac, os trabalhadores procuraram o sindicato da categoria e decidiram entrar com processo na Justiça do Trabalho contra a empresa. De acordo com Trindade, os funcionários tentaram ingressar com uma ação coletiva, porém o juiz pediu o arquivamento do processo. “No entendimento dele, um trabalhador não pode opinar no pensamento do outro e mandou entrar com processos individuais”, explicou.

Alguns trabalhadores entraram com ações individuais, por meio do advogado do sindicato, enquanto que outros contrataram advogados particulares para cuidar do processo. A ação é para que os trabalhadores tenham liberados o fundo de garantia e o seguro desemprego.

O advogado trabalhista e previdenciário, Geraldo Benício, representa cerca de 40 funcionários que movem ações contra a Inbrac. Ele explica que entrou com uma ação coletiva para nove funcionários, por se tratar de um pedido diferenciado e outras 30 ações individuais.

As audiências do processo começam a partir de setembro. Segundo Benício, desde a primeira quinzena de abril de 2014, os funcionários estão sem salários. Além disso, a empresa não deposita o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) há mais de um ano e não recolhe o INSS dos trabalhadores desde janeiro deste ano.

Por conta desta última irregularidade, o advogado denunciou a Inbrac ao Ministério Público Federal (MPF), pelo crime de apropriação indébita, já que no contracheque dos trabalhadores a contribuição era descontada sem haver realmente o recolhimento. Benício e seus representados aguardam pela reposta dos magistrados do MPF a essa denúncia.

A Inbrac foi procurada para se posicionar sobre o assunto. A equipe de reportagem entrou em contato com o escritório da matriz da empresa, sediado em Diadema, São Paulo, mas até o fechamento não obteve retorno.

  

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...